Inteligência Emocional
Descrição:
Um dos grandes problemas enfrentados pelos indivíduos diz respeito à inabilidade emocional diante das mais diversas situações a que uma pessoa pode ser submetida. O coeficiente de inteligência, o tradicional QI, foi durante muito tempo o fator determinante para a seleção profissional. No cenário competitivo da atualidade, esse critério tem sido preterido pelo coeficiente de inteligência emocional QE. Enquanto o processo de ensino aprendizagem pouco ou nada pode fazer em termos de aprimoramento do QI, com o QE isso não acontece. Acredita-se que o QE de um indivíduo pode ser aperfeiçoado. Dessa forma, como essa ação propõe desenvolver treinamento para tentar contribuir para o QE das pessoas, essa ação se justifica.
Objetivos:
O objetivo é desenvolver programa de treinamento de técnicas de administração da inteligência emocional. Atividade predominantemente de extensão. O público-alvo são alunos e profissionais em geral. Atividades serão desenvolvidas e operacionalizadas pelos petianos, orientados pelo professor tutor.
Metodologia:
A atividade será realizada através de palestras e serão apoiadas por recursos audiovisuais. Como suporte serão utilizados depoimentos de profissionais.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: Os principais resultados esperados após a operacionalização dessa ação são: a melhoria das decisões e atitudes dos participantes da ação através do aperfeiçoamento dos seus QE¿s; e o benefício social resultante. Essa ação se enquadra no contexto da função social da educação superior. Essa atividade requer uma carga intensa de leitura sobre um assunto de extrema relevância para a vida profissional assim como para a vida pessoal dos alunos. O quociente de inteligência emocional (QE), ao contrário do tradicional QI, é desenvolvido. O quociente de inteligência emocional é a forma como as empresas modernas estão selecionando os seus novos profissionais. Além disso, o contato com outros alunos proporcionarão a troca de ideias, reflexões e com certeza trará efeitos positivos para a aprendizagem, sendo dessa forma também relevante para esses alunos.