Despertar para a Gestão e Empreendedorismo
Descrição:
É relativamente comum encontrar profissionais das áreas de exatas e saúde exercendo funções de chefe, gerente, diretor ou posto equivalente, ou até mesmo dirigindo o seu próprio negócio. Isso significa dizer, exercendo cada vez mais funções administrativas e cada vez menos as funções de sua profissão. O problema é que, enquanto aluno, a sua formação base em disciplinas de administração pode ter sido ausente ou insuficiente. Ademais, é relativamente comum ver alunos dessas áreas, até por imaturidade, demonstrarem desprezo ou até total desinteresse por conteúdos diferentes do curso escolhido. Quando finalmente reconhecem, é tarde demais e o jeito é recorrer a uma especialização. Dessa forma, essa atividade se justifica na medida em que tem como propósito combater essa "lacuna de imaturidade".
Objetivos:
O objetivo é desenvolver esforços para sensibilizar os alunos das áreas de saúde e exatas sobre a relevância para as suas futuras profissões dos conhecimentos de gestão e do espírito empreendedor, inclusive proporcionando esses conhecimentos fundamentais que irão contribuir para o processo de suas formações. Atividade predominantemente de ensino. O público-alvo são os alunos dos cursos de exatas e saúde, podendo se estender a outros cursos. Atividades serão desenvolvidas e operacionalizadas pelos petianos, orientados pelo professor tutor. Periodicidade mensal.
Metodologia:
Essa atividade será realizada através da execução de iniciativas expositivas e participativas. Serão realizadas palestras, utilizando recursos áudio visuais e depoimentos gravados em vídeo de profissionais em atuação no mercado. Ninguém melhor que um engenheiro para convencer um aluno de engenharia da relevância de conhecimentos de administração para a sua formação. Esse será um dos propósitos dos depoimentos e sempre serão utilizados profissionais das respectivas áreas dos alunos para falar da relevância de conhecimentos de administração para as suas formações. Serão explorados conteúdos teóricos e práticos, assim como serão explorados casos de sucesso. Será aberto espaço e incentivado a troca de experiências e conhecimentos entre os alunos das áreas de saúde e exatas e de Administração.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: Sensibilização dos alunos das áreas de saúde e exatas quanto à relevância dos conhecimentos de administração; Permuta de conhecimentos e experiências, proporcionadas pelo contexto da interdisciplinaridade entre os envolvidos pela ação; Contribuição complementar para a formação dos estudantes das áreas de saúde e exatas com os conhecimentos e as experiências provenientes da área de administração, assim como as originadas no contexto prático. Em suma, essa atividade estará proporcionando uma singela, mas importante contribuição para os estudantes das áreas envolvidas em termos de conhecimentos e experiências, afinal, nenhuma ciência vive no completo vácuo, todas elas se completam, pouco ou muito, umas interagindo e contribuindo com as outras. Iniciativas também acontecerão para publicação. Quanto aos membros da equipe, essa atividade requer leitura de textos universitários, jornalísticos, revisões de conceitos e outros aspectos teóricos e práticos e, dessa forma, espera-se que, como resultado, contribuam para a formação dos petianos. Além disso, o contato com alunos de outros cursos e outras áreas proporcionarão importantes conexões de interdisciplinaridades para esses alunos. Como resultado, pode-se verificar a ampliação da formação pedagógica dos bolsistas do PET, através dessa atuação coletiva e ações conjuntas entre tutor e bolsistas no processo de formação de outros estudantes de graduação da universidade, no caso, os das áreas de saúde e exatas. Como consequência, isso também significa a melhoria do processo de formação em nível de graduação dos alunos do Grupo PET Administração.