Lacunas de Aprendizagem
Descrição:
A atividade será iniciada sempre que houver a identificação de uma lacuna de aprendizagem. Sobre isso, a teoria e as aplicações práticas avançam numa velocidade cada vez maior. Infelizmente, por várias questões inclusive de ordem burocráticas, a estrutura curricular dos cursos de graduação não consegue acompanhar o ritmo dessas mudanças. Enquanto um novo projeto pedagógico é desenvolvido de tempos em tempos, as mudanças teóricas e/ou práticas acontecem a todo o momento. O surgimento de evoluções e revoluções nos campos da teoria e/ou prática é constante. Uma das alternativas de contornar o problema dessas lacunas para os alunos é oferecer oportunidades de aprendizagens como os que são propostos por essa ação. Portanto, como pretende preencher essas lacunas, essa ação se justificativa.
Objetivos:
O objetivo é oferecer oportunidades de aprendizagem no formato de minicurso para atender a lacunas que podem ser causadas por avanços da teoria e/ou prática e que ainda não estejam sendo contempladas pela estrutura curricular atualmente em vigor, ou, dependendo do caso não esteja sendo contemplada pelas disciplinas do curso. Assim, pode-se afirmar que o objetivo é proporcionar a articulação entre diferentes temáticas de lacunas de aprendizagem voltadas para a melhoria do processo de formação em nível de graduação. Atividade predominantemente de ensino. O público-alvo são os alunos do Curso de Administração, podendo se estender a outros cursos. Atividades serão desenvolvidas e operacionalizadas pelos petianos, orientados pelo professor tutor.
Metodologia:
A cada lacuna identificada, o passo seguinte será a consolidação do conhecimento por parte do grupo e a posterior esquematização visando o processo de disseminação. Para que esse processo ocorra da melhor maneira possível, um professor, um especialista, ou mesmo algum dos integrantes do PET Administração será mobilizado para ministrar a palestra / minicurso. Outro problema que essa atividade busca resolver é quanto às lacunas de aprendizagem proporcionadas pelas novidades, teóricas ou práticas, originadas em países de língua diferente. Essas diferenças de língua que tendem a se tornarem ainda mais problemáticas pelas dificuldades de leitura, entendimento e, muitas vezes, por equívocos na tradução ou interpretação, serão alvo de articulação e consideração.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: Redução ao mínimo possível das possíveis lacunas de aprendizagem na formação dos alunos do Curso de Administração; Contribuição para uma melhor formação acadêmica no Curso de Administração, com a ampliação dos conhecimentos; Publicação jornalística dos conhecimentos adquiridos como resultados das lacunas de aprendizagem. Espera-se como resultado dessa atividade, uma contribuição significativa para a melhoria do processo de formação em nível de graduação. Essas lacunas de aprendizagem talvez sejam um dos maiores problemas dos cursos de graduação e que afetam sobremaneira os profissionais que são lançados no mercado de trabalho, deixando-os vulneráveis em relação aos que tenham conseguido superar esses hiatos. Quanto aos membros da equipe, essa atividade também irá requer uma carga intensa de leitura de textos universitários, jornalísticos, revisões de conceitos e outros aspectos teóricos e práticos e, dessa forma, espera-se que, como resultado, contribuam para a formação dos petianos. Além disso, o contato com outros alunos proporcionarão a troca de ideias, reflexões e com certeza trará efeitos positivos para a aprendizagem, sendo dessa forma também relevante para esses alunos.