Eventos para a Comunidade
Descrição:
A participação em atividades extra-sala de aula são fundamentais como forma para contribuir para o processo de ensino/aprendizagem. Essas atividades podem acontecer de várias formas, seja na forma de palestras, estudos de caso, visitas técnicas, workshops, podendo fazer parte da programação de congressos, seminários, simpósios, encontros ou eventos de outra natureza. O reconhecimento dessas atividades quando da instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais por parte da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, ratifica a sua relevância. Assim, os alunos serão incentivados a, através de leituras, não apenas identificar os temas-foco a serem explorados nos momentos de realização das atividades, mas também a construírem o script dessas exposições. Os temas-foco podem surgir de uma grande variedade de possibilidades. Entre essas possibilidades, pode-se citar o surgimento de teorias, o lançamento de livros e a exploração prática de casos de sucesso. Os contextos podem envolver a ciência da administração em si ou as metodologias do ensino relacionadas.
Objetivos:
O objetivo é realizar palestras, estudos de caso, visitas técnicas, workshops, podendo fazer parte da programação de congressos, seminários, simpósios, encontros ou eventos de outra natureza, envolvendo os contextos: teórico e prático de assuntos de relevância para a gestão. A atividade será aberta a todos os alunos dos sete cursos de administração da cidade e a comunidade em geral envolvendo os profissionais interessados em gestão.
Metodologia:
Considerando o contexto em questão, a atividade será ministrada por profissionais convidados, sendo planejada, organizada e realizada pelo PET Administração. Entre os profissionais convidados, estarão professores, pesquisadores, executivos ou profissionais diversos da área de gestão.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Elevação dos níveis gerais de conhecimento e interconexão resultantes da aplicação da teoria no campo prático das organizações; Elevação dos níveis gerais de participação, colaboração e contribuição; Elevação da estima pela profissão e pelo curso; entre outros. Essas atividades de atualização, além de contemplar conhecimentos e experiências, serão construídas com a diretriz central de contribuir para o processo de ensino/aprendizagem e elevar a estima pela profissão e pelo curso. O envolvimento, sentimento de inclusão, participação, colaboração e contribuição podem contribuir para a diminuição da evasão e o consequente aumento dos níveis de retenção.