Análise Exploratória de Dados com o Software R
MINI-CURSO
Introdução à Análise de Dados com o Software R
Introdução:
O Software R é um programa disponível gratuitamente para a realização de análises estatísticas. Corresponde a uma linguagem de programação estatística que facilita e otimiza processos inerentes à manipulação, análise e visualização de dados. Também pode ser vista como um conjunto de pacotes e ferramentas estatísticas, munido de funções que facilitam sua utilização, desde a criação de simples gráficos até análises mais complexas.
Este minicurso está formatado como uma introdução ao uso do R, para aqueles que pretendem fazer uso desta aplicação em atividades associadas à análise de dados. Logo, não é assumido conhecimento prévio dos participantes quanto à sua utilização.
Público-alvo:
Estudantes de graduação em administração vinculados à Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, que tenham interesse em desenvolver habilidades quanto à realização de análise quantitativa de dados.
Obs: o minicurso não é para aqueles que já dominam técnicas e ferramentas de análises de dados, bem como o próprio programa R.
Pré-requisitos:
Para uma boa dinâmica ao longo do curso, espera-se que os participantes:
➢ Tenham noções básicas de estatística descritiva;
➢ Levem seus próprios notebooks para realizar as atividades práticas;
Objetivos do minicurso:
O minicurso é 100% aplicado, e ao seu final espera-se que os participantes:
➢ Conheçam o programa R, suas funcionalidades e possibilidades quanto à análise de dados;
➢ Apropriem-se de conceitos e técnicas associadas à análise exploratória de dados;
➢ Desenvolvam habilidades e competências concernentes ao uso do software R voltadas à análise de dados;
➢ Desenvolvam senso crítico quanto à análise quantitativa de dados, por meio da aplicação de conceitos vistos em disciplinas de estatística;
Obs: não se pretende tornar os participantes experts no uso da ferramenta, muito menos explorar todas as suas potencialidades quanto à análise de dados.
Conteúdo:
➢ Introdução ao Programa R;
- Instalação;
- Ambiente R;
- R Studio – Ambiente Integrado de Desenvolvimento;
▪ Instalação;
▪ Ambiente R Studio;
➢ Estrutura de dados e objetos;
- Tipos de dados;
- Tipos de objetos;
- Operadores lógicos;
- Funções (estatísticas e gráficas);
- Pacotes (estatísticos e gráficos);
➢ Bases de Dados;
- Importação, Manipulação e Exportação;
- Estatísticas descritivas;
▪ Tabelas de frequência;
▪ Análises bivariadas;
▪ Representações gráficas;
SOBRE O PROJETO
Descrição/Justificativa:
Como explorar e manipular bases de dados, provenientes de pesquisas quantitativas, por meio de software estatístico? Esta atividade se alinha ao eixo Ensino, uma vez que se volta para a capacitação de discentes interessados em realizar análises e estudos de natureza quantitativa, mas que ainda não se apropriaram de conceitos, técnicas e do uso de ferramentas para explorar bases de dados. Baseando-se em princípios do Programa de Educação Tutorial, a presente atividade se mostra relevante pois se propõe a capacitar discentes do curso de bacharelado em administração da UFCG na aplicação de conceitos e técnicas associadas à análise exploratória de dados quantitativos. Por conseguinte, contribui para que trabalhos de conclusão de curso (TCC) e produção de artigos científicos sejam viabilizados e elaborados seguindo padrões de qualidade aceitáveis pela comunidade acadêmica da área. Portanto, o trabalho se mostra pertinente, já que em última instância reforça a qualidade do curso de administração, por meio da qualificação discente.
Objetivos:
Apropriar-se de conceitos e técnicas associadas à análise exploratória de dados quantitativos desenvolver habilidades e competências concernentes ao uso de software estatístico para aplicação de conceitos e técnicas associadas à análise exploratória de dados Desenvolver senso crítico quanto à análise quantitativa de dados, por meio da aplicação de conceitos vistos em disciplinas de estatística ao longo do curso. Atividade predominantemente de ensino.
Metodologia:
Esta atividade terá uma formatação alinhada à proposta de minicurso. Ela será ofertada em duas oportunidades, em 2019.1 e 2019.2. Ela terá uma carga horária de 15h00m, distribuída em cinco encontros. As datas ainda serão definidas, considerando respeitando o calendário acadêmico. Os petianos envolvidos na atividade assumirão papel de monitores do minicurso. Desse modo, anteriormente à oferta da atividade, eles receberão treinamento do docente responsável. A ideia é que o PET Administração UFCG ofereça a capacitação aos discentes do curso, não vinculados ao Programa de Educação Tutorial, que se interessem pela capacitação.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Espera-se que a atividade colabore para a melhoria do curso de administração, por meio da capacitação de discentes. O argumento aqui defendido é de que alunos envolvidos com iniciação científica, ou até aqueles que irão elaborar TCC's com abordagem quantitativa, poderão aplicar os conceitos e as técnicas apresentadas no minicurso em seus respectivos trabalhos. Assim, indiretamente poderão gerar artigos de IC mais robustos em termos de análise quantitativa, bem como melhorar a qualidade dos TCC's. Para a formação do aluno, entende-se que a atividade contribui ao passo em que prepara o discente para atuar em áreas associadas à análise de dados (ex.: Institutos de Pesquisa e Consultoria), atendendo assim à demandas da sociedade contemporâneas. No contexto em que Big Data e Business Analytics são termos/conceitos que ganham cada vez mais evidência, a sociedade ganha na medida em que recebe profissionais com habilidades e competências capazes de preencher demandas nessas áreas, sendo a análise exploratória de dados é considera uma das etapas mais relevantes. Conforme mencionado anteriormente, os petianos que participação da atividade atuarão enquanto monitores nos minicursos. Para isso, receberão um treinamento prévio do docente responsável. Desta forma, entende-se que a atuação nesta atividade contribuirá para a sua formação ao passo em que desenvolverão conhecimentos, habilidades e competências associadas à análise exploratória de dados, como também no ensino (posto que auxiliarão o docente assumindo papel de monitores).